TPL_IN
TPL_ON
Visualizações: 143

O Reiki não trata a doença ou o sintoma em si mesmo. Ele age sobre o organismo em sua totalidade, atuando de forma sistêmica e energética, abrangendo aspectos que podemos relacionar a estruturas físicas e fisiológicas, emocionais/mentais e espirituais. Se uma pessoa apresenta um diagnóstico médico de alguma enfermidade, isso representa uma visão sobre ela a partir de um paradigma científico, enquanto a visão holística busca recompor a matriz energética a partir de uma visão integral do ser humano. O mais adequado num tratamento com Reiki é fazer a aplicação completa. No entanto, diante de algum diagnóstico formulado por algum profissional de saúde, o terapeuta pode se deter por mais tempo numa determinada região do corpo na qual o sintoma possa estar se manifestando (na garganta no caso de uma inflamação, no peito para problemas cardíacos, etc.). Mesmo assim, é melhor seguir a própria intuição e perceber como suas mãos estão sentindo as áreas em que o corpo é tocado. No plano da energia, pode acontecer de um desequilíbrio estar presente numa área diferente da região compreendida pelo sintoma.

TPL_IN
TPL_ON
Visualizações: 110

Pergunta: Tenho me sentido chorosa, triste e com irritação emocional desde que participei do curso de Reiki. Isso é normal? O que devo fazer?

Sempre que participamos de um curso de Reiki acontece um realinhamento do campo energético, que pode se refletir no estado geral de saúde em forma de catarse. Principalmente no nível 2, ocorre esse tipo de situação envolvendo as emoções. O recomendado é que o praticante de Reiki faça suas autoaplicações diárias, utilize os símbolos aprendidos e mantenha regularidade na prática da meditação. Durante o processo meditativo, podemos enunciar a pergunta sobre os porquês de estarmos nos sentindo de determinada maneira. Não é uma pergunta que tenha objetivo racional. É preciso ter o cuidado de fazer a pergunta, e se desprender dela, deixando que a resposta flua a partir do estado meditativo. É nesse sentido que nos abrimos para uma apreensão intuitiva e espiritual das razões que nos levam a possíveis estados de desequilíbrio ou desconforto.

TPL_IN
TPL_ON
Visualizações: 519

 

O Reiki potencializa muitas funções do corpo. É como se abríssemos uma porta e nos deparássemos com uma enorme biblioteca. Iríamos entrar e procurar a informação de que necessitamos. Nosso corpo, quando entra em contato com o Reiki, passa a receber as informações que estão no próprio corpo (considerando-o tanto no sentido pessoal quanto transpessoal) para serem acessadas e processadas. Mas cada pessoa tem um tempo diferente. Assim como na biblioteca, algumas pessoas leem mais rápido ou mais lentamente do que outra. Não há, portanto, uma técnica para tratar uma ou outra patologia específica. O Reiki não trata a doença. Ele cuida da pessoa para que esta encontre o seu próprio equilíbrio.

TPL_IN
TPL_ON
Visualizações: 276

Para responder a essa questão é preciso avaliarmos qual a nossa compreensão acerca do que seja Vida. Ao propormos uma transcendência da matéria, com o Homem compreendido em suas instâncias materiais e espirituais, certamente que Vida não ficará restrita apenas aos elementos físico-químicos. O Ser que deixa o mundo terreno e parte para o reino espiritual certamente continua seu processo evolutivo. Nesse sentido, a energia Reiki pode ser enviada para os que deixaram este plano terreno. Reiki é luz e, portanto, pode ser usado para iluminar a consciência humana em qualquer plano em que ela esteja. Nesse caso, o apropriado é utilizar algumas das técnicas do Reiki a distância.